terça-feira, outubro 14, 2008

RESULTADOS DO I TURNO ELEIÇOES CARIOCAS 2008

Além da eleição para prefeito que está no segundo turno da disputa entre Eduardo Paes (PMDB)e Fernando Gabeira (PV) –o 15 versus o 43 , já foram eleitos os 51 vereadores de nossa cidade e que legislarão sobre assuntos do municipio.

Para quem não sabe a bancada de vereadores é feita a partir do quociente eleitoral. Para quem não sabe, ao votar no seu candidato, você na verdade vota no partido e/ou coligação dele, por isso que as vezes o candidato A do partido X recebe muito mais voto que o candidato B do partido Z, mas como todos outros candidatos do partido Z mais os votos na legenda tiveram um total de votos muito maior que o do partido X, o candidato B acaba se tornando vereador e o candidato A.

Foram 20 vereadores os que não conseguiram se eleger, renovação de 40%. Os dois vereadores mais votados foram mulheres, Lucinha (PSDB), com quase 69 mil votos e a e Rosa Fernandes (DEM), com perto de 65 mil votos. Dos eleitos, o menos votado foi Marcelo Piui (PHS), com 3200 votos, o que lhe deixaria em 30o lugar no Democratas. O vereador pela primeira vez mais votado foi Clarissa Garotinho (PMDB), com 42000 votos.

A Câmara de Vereadores, comparada com a última eleição, renovou-se bastante. Muitos saíram para vôos maiores, como foi o caso de Indio da Costa (DEM) e Dona Suely (PR) deputados federais e Edson Santos (PT) nomeado ministro . Brizola Neto (PDT), Fernando Gusmão (PCdoB), Jorge Babu (PT), Marcelino D’Almeida (DEM) tornaram-se deputados estaduais. Ivan Moreira (DEM) foi para um cargo vitalício no Tribunal de Contas

Democratas (8 vagas):Rosa Fernandes /Eider Dantas /Aloisio Freitas /Tio Carlos /Carlo Caiado /Jorginho da SOS/João Cabral /Alexandre Cerruti

PMDB (5 vagas): Clarissa Garotinho /Chiquinho Brazão /S. Ferraz /Jorge Felippe /Prof. Uoston

PSDB (5 vagas):Lucinha /Teresa Bergher /Andrea Gouvea Vieira /Luiz Antonio Guaraná/Patricia Amorim

PSB - PCdoB (3 vagas)Dr. Carlos Eduardo – PSB/Roberto Monteiro – PcdoB/Rubens Andrade - PSB

PTdoB (3 vagas):Jorge Pereira/Jorge Braz/Carminha Jerominho

PDT (3 vagas):Nereide Pedregal /Dr. Jorge Manaia/ Leonel Brizola Neto

PV (3 vagas):Sirkis/ Aspásia/ Paulo Messina

PT (3 vagas): Adilson Pires /Elton Babú/Reimont

PP - PSL (3 vagas)Carlos Bolsonaro (PP)/Vera Lins (PP)/Ivanir de Mello (PP)

PRB - PRTB (3 vagas)João Mendes / Tânia Bastos/Bencardino

PSC - PRP (2 vagas) Marcio Pacheco – PSC/Dr. Jairinho - PSC

PTC - PMN (2 vagas)Renato Moura – PTC/Cristiano- PMN

PPS (2 vagas)Stepan Necerssian/Paulo Pinheiro

PR (2 vagas)Fernando Moraes/Liliam Sá

PSOL - PSTU (1 vaga)Eliomar Coelho (PSol)

PHS - PTN (1 vaga):Marcelo Piui (PHS)

PTB (1 vaga): Cristiane Brasil

PSDC (1 vaga):Claudinho da Academia

Sem comentários: