quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Oposição tem medo da capacidade de Lula para fazer sucessor, diz Berzoini

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoni (SP), afirmou nesta quarta-feira (18) que a representação do DEM (ex-PFL) contra o governo Lula por suposta antecipação da campanha eleitoral de 2010 é uma demonstração do medo que a oposição tem do crescimento político do presidente Lula e da sua potencial capacidade de fazer a sua sucessão.

"A oposição está passando o recibo antes da hora. Na verdade a preocupação com a eleição é porque eles percebem que o povo identifica no governo Lula um comportamento radicalmente diferente do governo Fernando Henrique Cardoso", rebateu Berzoini, durante debate na Rádio CBN com o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Berzoini fez questão de destacar as diferenças entre os governos Lula e FHC no enfrentamento de crises financeiras e econômicas internacionais. No governo FHC, lembrou ele, as crises foram enfrentadas com arrocho salarial, redução de investimentos e principalmente aumento de imposto. "No governo Lula o tratamento da crise é totalmente diferente: ao invés de ficar na defensiva, o governo vai para a ofensiva, aumentando o salário mínimo (6% acima da inflação), ampliando o programa bolsa família, reduzindo o Imposto de Renda da Pessoa Física, reduzindo o IPI dos carros, o que possibilitou a recuperação do setor automobilístico em janeiro". Disse o presidente do PT.

Na avaliação de Berzoini a oposição se apavora porque percebe que o povo, por meio de pesquisas, como a recentemente realizada pela CNT/Sensus, identifica que o governo Lula está no caminho certo. "Com dificuldade orçamentária, mas com coragem para não ficar na defensiva como aconteceu nas crises da Asia, da Rússia ou do México, quando o governo FHC jogou o país na recessão e na estagnação. Eu tenho a certeza que daqui a seis meses a gritaria da oposição vai aumentar porque o que eles têm medo é do crescimento político do presidente Lula", afirmou.

Ele recordou que o governo Lula reduziu o IOF para diminuir o custo do crédito e anunciou também que vai não só manter como buscar recursos orçamentários para as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) , além de lançar um programa com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para financiar a construção de um milhão de habitações populares nos próximos dois anos.

Prefeitos

O deputado Berzoini também rebateu as reiteradas críticas da oposição ao encontro nacional de prefeitos realizado neste mês, em Brasília e sobre as viagens da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), para acompanhar as obras do PAC. "O que a oposição tenta é politizar a ação administrativa do governo. O governo Lula, ao contrário do governo FHC, tem uma relação intensa com os prefeitos. No governo FHC, quando os prefeitos chegavam em Brasília ou eram recebidos com desprezo ou com repressão". Ele recordou que àquela época até cães foram usados para reprimir prefeitos. O governo Lula, porém, mudou o tratamento: desde o início, em 2003, o presidente comparece à Marcha dos Prefeitos em Brasília.

Segundo Berzoini, as atividades dos ministérios, no governo Lula, está voltada permanentemente para a ação dos municípios, para articular as obras de infraestrutura e os programas sociais do governo. "Então é natural que com a posse de novos prefeitos nós tenhamos um evento em Brasília onde o presidente Lula e os seus ministros apresentem a renovada disposição para estreitar a relação do governo federal com os municípios. Nada tem a ver com campanha".

Berzoini observou que não era apenas a ministra Dilma Rousseff que estava presente ao evento em Brasília, que a oposição está tachando de eleitoreiro. "Praticamente todos os ministros estavam presentes. E não havia nada de eleitoral. Havia simplesmente um ambiente político, que é normal, entre o presidente da República, ministros e prefeitos de todos os partidos, inclusive os de oposição ao governo . Todos estavam ali discutindo programas de governo e proposta de cooperação entre o governo federal e os governos municipais", disse.

Liderança do PT/Câmara (www.ptnacamara. org.br)

Sem comentários: