segunda-feira, março 19, 2007

Evento-"Toda Força aos Núcleos "17/03/07

"Toda Força aos Núcleos I "


(A.Carlos Biscaia ,Léo e Robson Campos)

Evento realizado em 17 de março de 2007


Robson Campos:"Não ao pragmatismo!"

(Se o sonho é como o horizonte, quase uma utopia tão distante,por que insistir?
Para dar razão a cada dia)


(A.Biscaia)




(M.Nazaré)

Organizado pelo Núcleo do Partido dos Trabalhadores (Núcleo São Pedro –Jacarepaguá) e co-auxiliado pelo Núcleo Milton Santos (PUC)- o evento,mas não apenas um evento isolado e sim uma corrente de pensamentos, cujo lema e intuito o é de agregar forças e trazer a discussão de teses quanto as necessárias mudanças internas dentro do próprio partido mediante a realização do III Congresso Nacional do PT em Agosto 2007. A força vem da base. A base somos 'nós',a militância empedernida .Isto é o PT.

A mesa de debates foi mediada por Léo Barbosa (Coord. Núcleo PT Milton Santos PUC) e contou com a presença do Secretario Nacional de Justiça Antonio C. Biscaia e do prof. Robson Campos , do PT- Núcleo São Pedro .
O evento que tinha como objetivo o resgate e a importância dos núcleos nas decisões do partido, intitulado “Toda Força para os núcleos”, na avaliação do Coordenador do Nucleo São Pedro- Jacarepaguá, Paulinho , foi excelente, apesar da impossibilidade da presença ,por força maior,de Saturnino Braga. "Sobre representatividade vejo que mais uma vez, nós teremos um papel muito importante nesse movimento que é o Toda força para os núcleos , mas por outro lado, devemos nos preparar sempre respeitando a diversidade e a pluralidade de dos militantes e de cada núcleo" ,isto frisou Paulinho , até porque no primeiro evento teve-se a façanha de reunir representantes de varios núcleos dentre os quais : Justiça e Cidadania, São Pedro, Milton Santos, Barbosa Lima Sobrinho, Grajaú, Paulo Freire, Largo do Machado, e mesmo contando com a presença de representantes do Movimento Gabriela sou da Paz e outros simpatizantes. E desde já fica a todos Companheiros( as) a data do próximo evento já foi marcada a principio para o dia 28 de abril.








(Candeias expondo sua indignação.Grande Candeias )


(Nazaré,Armando N Itz, Paulinho Coordenador do Nucleo São Pedro,Candeias e Bruno Ruivo)

( ,Nazaré-N.São Pedro e o nosso Secretário Nac Justiça -Biscaia)


(Armando(N.Itz) ,prof /mestre Oswaldo-Nucleo São Pedro e Bruno Ruivo)

Saudações a todos petistas, saudações acima de tudo 'Petistas' com adentro ao' Bom e velho PT ' cuja base foi e esperanço e que ainda tem sua força advinda da participação de ativistas de movimentos sociais e intelectuais não organicos e espaço, campo de ação, de 'gente que faz' e para ao menos tentar o ‘lutar para acontecer’ ,sem querer o epiteto de 'Mártir' ou de ‘Revolucionarios’ como tantos de praxe, e que persistem, sim,na luta e sonho por uma causa de coerencia,logica e altruismo libertário.

é TREZE!

Toda Força aos Nucleos !Sim . "E que os nucleos sirvam para mobilizar e conscientizar a população ,lutando por sua demandas imediatas,mas sem perder de vista o objetivo final,a construção de uma sociedade socialista "grifo do Nucleo do lgo do Machado

C.Armando Aguiar(Neemiah Itzaac)
Toda Força aos Núcleos- através da experiência do Núcleo São Pedro -PT Jacarepaguá
SOBRE O TODA FORÇA AOS NÚCLEOS

Assim nasceu o PT, na base, de baixo para cima. Isto é inédito no Brasil, e com raras exceções, no mundo.Nas palavras dos companheiros do Núcleo São Pedro- Jacarepaguá a relação PT e participação das bases é síntese da historia do partido, um partido que “ Cresceu devido a garra de suas bases, de seus núcleos. Cativou, conquistou, apaixonou, deu voz, abriu espaços, vislumbrou, permitiu transformar sonhos em realidade. Cabe dizer, com muita oportunidade: saíamos as ruas panfletando, fazendo boca de urna, fazendo colagem, colocando faixas etc, sem receber nenhum centavo”. E Assim aprendemos no PT.

Nossos companheiros de luta escrevem:“E necessário e justo lembrar o quanto isto custou. Muito suor, muita luta, muita lágrima, muito dar à vida e infelizmente muito sangue também. De três a quatro anos para cá, temos visto um afastamento, e porque não dizer, um alijamento de nossas bases nas decisões do partido. Perdemos o direito de participar, opinar, decidir. Até a participação dos filiados nas finanças do partido era negligenciada e desestimulada”.
Como bem disse um dada reunião os companheiros Robson Campos e Oswaldo (Núcleo São Pedro -PT -JPA) poucos permaneceriam sem esta participação que os torna co-responsáveis e cúmplices. Mas aqui ainda estamos, porém exigindo: Queremos resgatar nossa participação em todos os níveis (zonal,municipal, estadual e nacional) com voz e voto. E, para maior representatividade e maior democracia do processo facultamos esta medida dando pesos. A participação dos Núcleos nas Assembléias e Convenções, ficaria condicionada ao tempo de existência de cada um.
Bem agora vejamos como fica a tirada do número de delegados ficaria também subordinada a essa regra:
Núcleos com mais de 10 anos de funcionamento, peso 5.
Com mais de 6 anos, peso 4.
Com menos de 6 e mais de 4 anos, peso 3

Com menos de 4 e mais de 2 anos, peso 2
Com menos de 2 e mais de 1 ano, peso 1

Núcleos com menos de 1 ano não teriam direito a serem representados nas instâncias partidárias, nem nas Convenções nem nos Diretórios.

"Isto nos resgatará. Será uma construção legítima e responsável pois será feita por todos."
Vale lembrar que no Encontro Nacional, o Raul Pont conseguiu aprovar uma emenda para que no próximo Congresso os delegados sejam tirados no próprios núcleos. Um grande avanço!Temos que estar atentos e fazer com que essa decisão seja respeitada, pois, ultimamente no PT muita coisa estranha tem acontecido.A princípio parece uma coisa simples, mas não é. A decisão do Nacional em tirar a força dos núcleos teve lá seus motivos. Comenta-se que a Bené organizava enormes núcleos fantasmas e com isso enchia as convenções de delegados. O que é, na verdade, uma distorção muito grande. Portanto, se queremos resgatar o status que os núcleos tinham na origem do partido, algumas precauções precisam ser tomadas.Alguma regras como, por exemplo, para participar os núcleos não podem ter menos de 3 anos de existência, núcleos podem ter no máximo 30 membros, têm que ser reunir regularmente e contribuir financeiramente para o partido.
Rumo ao III Congresso companheirada!

2 comentários:

Anónimo disse...

As fotos ficaram boas pena que não seja possivel amplia-las.Valeu companheiro fotografo!
e tem razao
como diz o velho Zagallo
é treze!

Anónimo disse...

Este espaço poderia ser usado para divulgação mais ampla sobre o partido.É uma iniciativa pioneira e merece ser melhor divulgada.Passem o endereço para o forum de grupos de emails.Por sinal, voces estão coligados a qual tendencia?AE,DS ?

Toda Força aos Nucleos ,mas voces sabem que a propria critica a posição de funcionamento dos nucleos e sua participaçao para delegar representantes junto a decisoes do PT tem raizes no vexame daquele processo de filiação em massa como o empreendido pela Benedita

Flavio Gonçalves,Maneco
flavioalvesfts@rbs.com