quarta-feira, dezembro 12, 2007

II Turno PT Nacional-Berzoini ou Jilmar Tatto.Mudanças à vista?

Berzoini diz que garantiu democracia interna; Tatto vê risco de concentração do poderRicardo Berzoini e Jilmar Tatto disputam o 2º turno das eleições para a presidência do partido. Em entrevistas exclusivas, eles falam sobre seus projetos, a relação com o governo Lula e os planos para 2010.

O deputado federal Ricardo Berzoini (SP), atual presidente, disputa a reeleição. O desafiante é o também deputado federal Jilmar Tatto (SP). Mais de 326 mil petistas participaram da primeira fase das eleições internas, que iniciou o processo de escolha dos dirigentes do PT, em todos os níveis, para os próximos dois anos.

O total de votantes foi superior ao registrado nas eleições internas de 2005 (314.926). Dos 326.147 votos apurados, Berzoini obteve 131.699 (43,42%) e Tatto 61.440 (20,25%). Na seqüência aparecem José Eduardo Cardozo (19,02%), Valter Pomar (12%), Gilney Viana (3,71%), Markus Sokol (0,99%) e José Carlos Miranda (0,61%). Os próximos dias serão cruciais para a reorganização dos apoios para o segundo turno.

Em entrevistas exclusivas à revista Carta Maior, Berzoini e Tatto falam sobre seus projetos para o partido, a relação com o governo Lula e os planos para as eleições de 2010. Para o atual presidente do PT, sua vitória seria a continuidade de um mandato que corrigiu os "erros" do passado com "mais transparência e formalização do fluxo de receitas e despesas", além de ter "garantido um debate interno aberto".

Para Tatto, porém, o PT precisa ter seu poder mais partilhado, o que não será possível se Berzoini vencer. "Ele tem 43% do partido sozinho e um terço dos presidentes estaduais são da corrente dele. Ter uma força com esse poderio todo já mostrou ser perigoso, basta ver a história recente do partido", afirmou o deputado. A seguir, leia os principais trechos dessas entrevistas.

Sem comentários: