Coordenaçao 2008.1
Desde 1 de Março o nucleo está sob a Coordenaçao dos Companheiros
Gustavo Santos, tendo como secretario Bruno Ruivo e por tesoureiro Leonardo Barbosa.
As gestoes anteriores deram se nos respectivos periodos:
nov 2006-julho 2007
Leo Barbosa (Coordenador)Clarisse (Secretaria) e Vitorio (tesoureiro).
ago 2007- fev 2008
Armando Aguiar(Coordenador)Beth Scheikmann (secretaria)Mauricio Adelino(tesoureiro)
Cabe lembrar que todo processo de escolhas o é feito por pleito entre os integrantes do nucleo.
O nucleo no presente momento consta com seu estatuto proprio em vigor e em reunioes quinzenais.E como em outras ocasioes, em atuaçao em eventos e no desejo de criar espaços de discussoes politicas no meio academico puquiano , de modo a envolver a todos e nao apenas ao alunato da faculdade.E segue na luta apos as previas do Partido , em prol do nome escolhido em votaçao municipal ,isto é,em favor do deputado Alessandro Molon como candidato a prefeitura do Rio em 2009.Alem disto atua com vigor junto a 28 zonal do Partido.
Para contatos envie um email para: nucleoptpuc@yahoogrupos.com.br
Att
Armando Aguiar.
acessem:
http://www.ptrj.org.br/index.asp - Sitio PT RJ
http://www.pt.org.br/portalpt/index.php - Sitio PT Nacional http://nucleoptsaopedro.blogspot.com/ - Núcleo PT Jacarepaguá- Núcleo de proletários São Pedro
Artigo sobre as previas
Cabe ressaltar que os demais candidatos Edson Santos e Benedita,bem, o primeiro foi chamado para a Secretaria de Inclusao Social pelo presidente Lula. E a Benedita coube a 'grandeza' de não querer meter se na previa ,pois ela visa o senado em 2010.Mas os dois nomes eram os melhores para o partido.E pelo resultado da previa deu Molon
Vladmir X Molon
Acima fotos do companheiro Vladimir contra a Ditadura em 68 e hoje.abaixo foto do companheiro e candidato escolhido Alessandro Molon
Quase 9 mil petistas foram às urnas, neste ultimo domingo dia 30 de março, consagrando o nome do deputado estadual Alessandro Molon como candidato do PT do Rio à Prefeitura carioca, nas eleições de 5 de outubro próximo.
Cerca de 32 mil filiados estavam aptos a participar do processo eleitoral e o número de votantes foi superior em mais de 2 mil votos ao que participou das últimas eleições diretas para as direções partidárias (PED 2007).
Às 21h, faltando apenas duas urnas para a apuração final, Molon detinha 69% dos votos, isto é, 5.471 contra 2.431 dados a Vladimir, ou 31%. Em entrevista na sede do Partido, Molon reafirmou seus compromissos, disse que sua candidatura contará com o apoio do Presidente Lula e do (argh)Governador Sérgio Cabral(PMDB) e que ele prosseguirá buscando apoios de todas as correntes e movimentos interessados e comprometidos em resgatar a cidade do Rio de Janeiro, retirando-a do fundo do poço em que foi jogada pelas sucessivas administrações do atual alcaide e aprendiz de blogueiro e prefeito Sr Cesar Maia(DEMOcratas)
Ainda a respeito das previas, nas palavras de Bruno,o Ruivo:
Quanto à questão política que levantada, pessoalmente era a favor de uma aliança Molon-Vladimir desde o primeiro dia em que eu entrei pro PT. Agora, não deu, infelizmente. Acho um desperdício dois dos melhores quadros do PT se engalfinharem, mas fazer o quê. Agora, num tom pessoal, não acho que seja caso do Vladimir desistir. Eu não acho que haja esse negócio de "tá na vez do fulano".
Vladimir particularmente derrotou o Milton Temer nas prévias de 1994 para governador do RJ. E no entanto, a cúpula anulou o pleito e indicou o Jorge Bittar (amargou meros 10% e um quarto lugar na eleição ficando atrás inclusive do torturador e espião Newton Cruz, do PSD). O Vladimir venceu as prévias para candidato a governador de 1998, e o Diretório Nacional desmantelou o Diretório Estadual para impor a candidatura de Anthony Garotinho (e sabemos bem o que nasceu disto).
Em 2000, perdeu as prévias para candidato a prefeito do Rio de Janeiro para a Benedita, por uma margem suspeitamente estreita. Se alguém no PT tem direito de disputar prévias, esse alguém é o Vladimir. Aquele papo do Cantalice de "união se faz na marra" eu acho uma blasfêmia. Em 1994, em 1998, e em 2000 ninguém falou em unidade do partido para apoiar o Vladimir (aliás, o mesmo vale para o Chico Alencar, em 1996 e 2004). A unidade do partido não pode funcionar contra o Vladimir, somente
Aliás, ter prévias é um lindo sinal de democracia, e unidade sem democracia é para papo pra stalinista dormir. Eu detestaria estar num partido obscurantista controlado por um Comitê Central maçônico que escolhe bandeirinhas para saírem candidatos. E eu detestaria muito mais estar num partido que, podendo lançar candidato um deputado federal, um deputado estadual, ou uma vereadora, força sua base a ficar a reboque de um Gabeira de um partido nanico.
As prévias estão entre as coisas que tornam o PT singular e inovador. Antes de 1979, a democracia interna era impensável no sistema partidário brasileiro, inclusive entre os partidos que pregavam a democracia. Longa vida para as prévias!
Abraços,
Bruno Ruivo
artigo sobre
Reforma sindical
Armando Aguiar
A indigência do movimento sindical brasileiro é coisa de dar dó. Depois de ter sido protagonista de momentos históricos importantes como a participação na derrocada da ditadura no anos 70, hoje,o que se vê é a completa capitulação dos trabalhadores a uma razão de Estado. Por isso não surpreendeu o fato de o Projeto de Lei 1990/2007 ter sido aprovado pelo Congresso Nacional sem que se ouvisse qualquer protesto por parte das principais lideranças sindicais.
O projeto, que é o resultado de uma MP apresentada pelo executivo -depois de ter sido discutida com trabalhadores e empresários, todos juntos, sentados na mesma mesa, no consenso habermasiano – define, delimita e estabelece regras para a existência das Centrais Sindicais. Ou seja, décadas depois de Getúlio Vargas ter colocado sua mão paternal sobre os trabalhadores, criando os sindicatos atrelados ao Estado, vivemos um novo momento de atrelamento ao Estado-pai, desta vez proposto por um homem que já foi uma das mais importantes figuras da vida sindical brasileira que sempre se considerou oposta ao modelo getulista.
As Centrais Sindicais, numa decisão tomada com empresários, já tem as suas regras para existir.para serem reconhecidas devem apresentar os requisitos: ter mais de 100 sindicatos filiados, nas cinco regiões do país, ter 5% do total de trabalhadores sindicalizados no país, ter presença de sindicatos em ao menos cinco setores de atividade econômica e filiação em,no mínimo, três regiões do país,Também segue valendo o imposto sindical que descontará 3,3% dos salários de todos os trabalhadores, sindicalizados ou não
A classe trabalhadora não precisa de permissão, regras, autorizações para lutar por seus direitos e para buscar os seus sonhos. A classe trabalhadora, unida, pode construir o mundo novo, inventando novas ordens e novas maneiras de organizar o mundo. A classe trabalhadora não precisa de tutela. Ela é autônoma, soberana e livre. E haverá de chegar o dia em que isso será óbvio demais
Artigo sobre o Dia das Mulheres
Armando Aguiar
Todos os dias ,os das mulheres
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos,situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar(realizar) o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Nesse um século e meio, a capacidade de luta e mobilização das mulheres garantiu melhores condições, mais respeito e dignidade, no entanto, a jornada continua desumana e discriminação e violência ainda são fantasmas que acompanham o mundo feminino e perturbam a sociedade.
De meu interesse frisar a situação da mulher proletária.Da gente simples que correspondem por 40% dos postos de trabalho e no setor de serviços representam 45%,segundo DIEESE.No entanto, no ramo de comércio e serviços as condições de trabalho continuam difíceis,com jornadas extensas,baixos salários e desigualdade de oportunidades
Aqui, o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Em pleno século XXI,uma mulher ganha de 70 a 80% do salário de um homem para realizar as mesmas atividades.É pela mão de parte dessas militantes feministas dedicadas à construção de um projeto partidário que o feminismo entra no PT, trazendo três elementos fundamentais: uma identidade do feminismo com as lutas populares que se desenvolviam no país; uma elaboração feminista que se colocava como integrante e essencial a um projeto socialista; e uma visão crítica da relação histórica da esquerda com as lutas das mulheres. Um projeto de muitas mãos e cuja interpretação, sem dúvida, não é única.
Finalmente, ao se construir no contraponto das experiências dos partidos comunistas tradicionais, hegemônicos até a década de 1970, o PT estava potencialmente aberto a essa renovação, inclusive por sua pluralidade de origens.
fides et labor
Epidemia da dengue
Bem sobre a epidemia que grassa o Rio...Cesar Maia nao se ajoelhou...nao tem humildade e agora quer rezar?a situaçao principalmente aqui no suburbio ...Enquanto na zona sul os hospitais ao menos tem leitos poucos,mas tem...... ha regioes que pouco sao televisionadas que estão sob um caos silencioso.Bairros da Zona oeste em Jacarepaguá ou no longiquo Campo Grande,Sepetiba, Bangu vitimas e mais vitimas do descaso na saude e que sequer entram nas estatisticas. Mas nunca foi diferente.Espero que a partir de 2009 tudo comece do novo...
O preço do repelente aumentou e mesmo assim quase sumiram das prateleiras. ..chegam a custar até absurdos 5 % do salario minimo.Vejamos o mal da lei da oferta e procura do maldito sistema capitalista. ..ar condicionado nem todos tem(e seria uma desgraça ambiental),. ..Logo,ate na hora da epidemia não há igualdade!lamentavelmente. ..
A epidemia do Rio de dengue atinge toda a população. Ela tem razao de ser? é um castigo de Deus ou como disse um padre para o prefeito é preciso fazer mais que rezar?
A ilusao do poder de consumo
A.Aguiar
No ultimo dia 13 de março o jornal do Valor economico, que circula entre os empresários, publicou um caderno especial, que trouxe duas tabelas importantissimas, que reproduzimos em anexo. E parece que a esquerda, os movimentos sociais e a intelectualidade não se deu conta de sua gravidade.
Vejam: em 2007 as empresas que atuam no Brasil captaram no exterior nada menos do que 32 bilhões de dolares, para suas atividades. E os bancos que atuam no Brasil captaram em 2006, nada menos do que 330 bilhões de dolares e agora em 2007 mais 82 bilhões de dolares.
São 440 bilhões de dolares em apenas dois anos!. Ou seja é o capital especulativo que correu disfarçado pro Brasil, e aplicou na bolsa, em titulos da divida interna e sobretudo está financiado essa onda de vendas a prazo, em todos os setores.
O Governo euforico, a direita euforica, e os pobres euforicos, porque agora podem comprar de tudo, e carros, financiados, pasmem, em ate 90 prestações ( 7 anos e meio!!) Vao pagar dois automoveis. Um para a concessionária e outro para o banco.
Então o dinheiro do capital financeiro sobrante do mundo inteiro, fugindo da recessão e das taxas infimas de 2% e ate negativas na europa e no Japão, corre para o brasil para receber 12,5% do governo, com garantias e ate 48% ao ano quando financia carros, geladeiras, viagens ao exterior, etc.
Até o turismo vem sendo financiado por esses bancos a essas taxas. Depois de muitas décadas, pela primeria vez a classe media brasileira gastou 5 bilhões de dolares a mais no exterior do que entrou de turistas estrangeiros. Ou seja, a conta turismo é negativa pro Brasil. Tudo isso financiado vai voltar pra Europa e Estados unidos, duas vezes, primeiro nas despesas dos brasileiros e depois em juros.
É essa unaminidade de apoio ao governo Lula, que se produziu sob o manto do capital financeiro internacional.
Quando esse dinheiro terá de voltar?
Quando a sociedade brasileira vai se dar conta que os niveis de consumo financiado pelo exterior é uma ilusão, que não é um verdadeiro crescimento da economia?
Shana Tova 5772
-
Shana Tova pai! setembro 2011
http://www.youtube.com/watch?v=kPakullI1_o
Uma ponte entre as divisoes de dois horizontes distantes...
yaha sheli, Silvana...
...
Sem comentários:
Enviar um comentário