quarta-feira, novembro 28, 2007

Eleições internas no PT:Oposição x Campo Majoritário

"Recall ético" ,foi o titulo de matéria lida na pagina de uma revista, a Isto é. Segundo esta um estranho espectro ronda o PT, sem que as pessoas, e até mesmo os entendidos, estejam se dando devidamente conta. Em meio as prévias para a disputa de prefeituras como as do Rio de Janeiro Niterói, Itaboraí,Mesquita e Nova Iguaçu,dentre mais outras,em um momento mais que factual, semiologico,crucial para a proprio crescimento do Partido junto as massas.

Quem fala sobre as eleições no partido,sabado agora, em 2 de dezembro (primeiro turno), dá de barato que o atual presidente, Ricardo Berzoini, já está reeleito, com folga. Pode até ser, mas política e eleições não são cartesianos, não se fazem com números, ou, pelo menos, não se resumem a somas aritméticas.


A virtual vitória de Berzoini corresponde à derrota do deputado José Eduardo Cardozo,que segundo pesquisas da Isto é desponta como mais forte concorrente do Campo Majoritário do Partido e sua tese Construindo um novo Brasil. Campo Majoritário é a tendência dentro do PT a que pertenceram os últimos presidente nacionais do partido,como José Dirceu, José Genoíno e o atual Ricardo Berzoini que tenta a reeleição. O mesmo Jose Cardoso da oposição pela tese Mensagem ao Partido tem arregimentado apoios respeitáveis

Nomes que não apóiam a situação ou estão em franca oposição ao Campo Majoritário estão os ministros Tarso Genro (da Justiça, ex-coordenador político), Fernando Haddad (Educação, com boa imagem na opinião pública), Paulo Vanucchi (de direitos humanos, área sensível para a militância petista), e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário, idem). , três dos quatro governadores petistas: Jaques Wagner (BA), Marcelo Déda (SE) e Ana Júlia Carepa (PA), ficando de fora apenas Wellington Dias (PI). Sem contar os prefeitos de capitais João Paulo (Recife), Luizianne Lins (Fortaleza) e João Cozer (Vitória). Trunfos do PT na academia, como Marilena Chaui, Maria da Conceição Tavares, Maria Victória Benevides e Paul Singer. Nomes e posições bem expressivos. Se não forem capazes de dar a vitória dos números à candidatura alternativa, certamente serão de dar densidade política a ela, com um recado importante para o governo, a cúpula partidária e, especialmente, a sofrida militância petista, tonta com tantos solavancos na chegada do partido ao poder.

-Há vitórias e vitórias. Umas têm quantidade, outras, qualidade. A médio e a longo prazos, os efeitos podem ser formidáveis. O PT anda carente de efeitos formidáveis.Queremos mudanças para que o partido agregue as massas e tenha em sua pauta as mobilizações sociais.

* nota:

O Campo Majoritário era um amontoado de grupos mais ou menos próximos em torno do centro do partido, mas havia um grupo dominante que era liderado pelo José Dirceu. Com a crise, justamente o setor hegemônico do Campo Majoritário saiu chamuscado, perdeu respeitabilidade, perdeu capacidade de influenciar os demais setores do partido, teve sua liderança questionada. Hoje, o setor predominante é obrigado a ceder espaço para os demais, negociar mais. Então, hoje, o Campo Majoritário é mais homogêneo .Tarso Genro lidera uma corrente de oposição moderada (Mensagem ao Partido). Alas mais moderadas ‘à direita’, do ponto de vista do PT, foram incorporadas pelo Campo Majoritário e em parte pelo próprio Movimento PT. Grupos mais à esquerda seguem como grupos estridentes, com maior ou menor importância do ponto de vista organizacional. A Articulação de Esquerda é um pouco maior, mas não a ponto de se tornar uma alternativa real de poder dentro do partido, mesmo que se junte com os grupos trotskistas.

1 comentário:

CresceNet disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.