quinta-feira, agosto 23, 2007

Perspectivas ao III Congresso PT

Segue abaixo uma análise do Prof Robson Campos do Núcleo São Pedro-Jpa , comentando sobre as perspectivas do III Congresso que circulou na direção municipal do Partido e em alguns núcleos de base aqui do Rio de Janeiro. Na opinião deste teses que se pautam na transformação,são a esperança do PT voltar a ser o PT de antigamente.

Observem no quadro abaixo que a maioria (60%) é das teses que, somadas a “Mensagem ao Partido”, representam a esperança de mudança no PT. O antigo campo “majoritário” e hegemônico do PT, responsável pelos erros históricos do partido, possuem apenas 40%. Isso é um bom sinal. Demonstra que algo de bom pode vir do III Congresso.

“Amigos companheiros de sonhos, lutas e caminhadas, as perspectivas são boas, não apenas para a questão do PT como também para projetos em 2008. Dependerá, única e exclusivamente, do esforço de cada um de nós e da nossa luta alimentada pela vontade em mudarmos essa sociedade, a começar pela nossa cidade.

Sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho só. Sonho que se sonha junto é o início de uma nova realidade. Vamos juntos, sempre juntos lutar e contribuir para a construção de uma nova sociedade. Uma rápida estimativa dos resultados das várias teses em disputa para o III Congresso do PT, indica os seguintes números:

- mais de 20% para a Mensagem ao Partido;
- uma presença de cerca de 4% para o grupo regional Novo Rumo (cisão do ex-campo majoritário, liderada por Rui Falcão, Vacarezza, Mentor, Zaratini e outros);
- um peso em torno de 6% para o PT de Luta e de Massas (liderada pelo Jilmar Tatto);
- uma participação de cerca de 6% para a Esperança é Vermelha (Articulação de Esquerda, que sofre com os rachas de Santa Catarina e Espírito Santo);
- uma participação em torno de 5% de "Por um PT Militante e Socialista" (que agrega os que defenderam a candidatura do Plinio Sampaio no PED, mais a TM e o grupo do dep. Durval Ângelo de Minas);
- o Movimento PT projeta-se com 12% (mas pode não alcançar esse percentual);
- as demais teses (a do Vladimir Palmeira, da Matilde, do Gilney, do Sokol e do Serge) podem fazer no total 4%;
- Isto soma algo próximo de 60%. Portanto, a Construindo o novo Brasil teria algo como 40% (que, aliás,é o que fizeram no PED).

(...) através de um relatório da análise de conjuntura nacional do III (...)como já observamos anteriormente, o cenário para a “Mensagem ao Partido” é muito melhor a nível nacional do que aqui no Rio. Isso nos dá ânimo, apesar das tristes dificuldades regionais que continuamos encontrando aqui. Mas houve, mesmo no Rio de Janeiro, uma melhora. Aliás, eu gostaria de aproveitar a oportunidade e dar os parabéns a todos aqueles que contribuíram com o movimento “Toda a força aos Núcleos”.

O resultado está aí: A Tese “Mensagem ao partido” está contemplando na íntegra, graças a uma emenda que nasceu do movimento “Toda força aos Núcleos”, os nossos anseios e sonhos para que os Núcleos de Base retomem a força do PT de antigamente. É o sonho do socialismo democrático, sedimentado na ética republicana e, acima de tudo, orientado pela força e inspiração das bases. Sabemos, principalmente com relação ao cenário abaixo, que ainda será uma tarefa difícil vencer esse III Congresso, mas fizemos a nossa parte e, graças ao esforço de todos, podemos manter vivas as nossas esperanças.(...) “

Sobre teses como a Esperança é vermelha, Socialismo é luta e Mensagem ao Partido, Lembram em parte o ‘Manifesto de Resgate do Partido’ ainda em agosto de 2003 levantado ainda pelo Plínio de Arruda quando no PT.

Juntando-se a voz de tantos companheiros , cabe-nos aqui saudar a todos aqueles que tiveram a coragem de assinar teses nas quais apresentaram suas insatisfações, até mesmo colocando em risco, em alguns casos, os seus cargos em comissões e pastas nos Governos. Como Robson Campos conclui, “ também não podemos esquecer aqueles que porventura não assinaram, mas não hesitaram em se comprometer, de uma forma ou de outra, com essa luta que carinhosamente intitulamos ‘Toda força aos Núcleos’ . Foi bonito ver a movimentação e a coragem de todos. Cada um dos filiados dos núcleos do PT que compraram essa briga e levaram esse sonho adiante deram uma contribuição formidável e corajosa. Mostraram a cara e não se omitiram. Estão todos de parabéns. (...) para todos nós, uma celebração de um compromisso. De um compromisso com o sonho de uma nova sociedade, de um novo mundo e de um novo Brasil.
Vamos juntos, sempre juntos rumo ao socialismo democrático, republicano e, acima de tudo, pautado na vontade e no desejo das bases.”

Sem comentários: