quinta-feira, agosto 23, 2007

Relembrando o Manifesto de Resgate do Partido


Um desabafo...
Estão relembrando agora o manifesto emperdenido pela transformação e tomada de direção?Cabe não discutir quanto a refundação ou reencontro do Partido,uma vez que como sabido, pelo democracismo interno, ainda que mediante guinadas ao Centro e mancomunações com os neoliberais, o PT como , sobretudo espaço de voz das massas, nunca abandonou sua ,diria, essencia. Há o PT. E cabe ,sim, a discussão quanto ao PT que queremos. PT que não seja um PT utópico, mas tampouco um PT realista e pragmatico quanto a sua numeosidade como partido no governo que permite-se refem da midia e de atavios das coalizões a nivel federal e regional.
Tampouco aqui insuflo sem minima retorica a propagandear ' in natura' Marx e instaurar a ditadura do proletariado. Não.A sociedade se transformou, a propria praxis do socialismo idem. Mas os ideiais se perpetuam. A desigualdade,esta também acentua-se em meio a sanhas de crescimentos.E o Estado nao deve fadar-se à politica de crescimento embassada na distribuição do superavit sob viés puramente meritocratico e assistencialista.Não adianta repetir esta forma de distribuiçao de renda.Não deve-se fazer a politica do capital, que como em Germinal de Zola figura-se como um porco imundo, um ídolo monstruoso, empanturrado de carne humana.Deve imiscuir-se e dar respostas ao anseio da massa. Queremos terra e liberdade.Queremos mais que prato de comida ou discussões teóricas.Urge-se mudanças no pensamento e neste pragmatismo!

A massa urge respostas e também participar deste processo.Não ao Vanguardismo. Sim as discussões em que operário e acadêmico estavam juntos lado a lado nas prévias e debates no Partido.Um PT jamais alheio aos movimentos que foram sua estrutura e marco de fundação e existencia.Sem lisuras, claro, é preciso formação politica das bases ,mas qual valor desta sem diálogo, sem junção de necessidades, práticas e teorias? Nós, militantes petistas, jovens ,velhos, sonhadores de diferentes trajetórias ou correntes no PT, que junto com todos filiados e militantes, fundamos, construímos e levamos à vitória eleitoral este partido, queremos que o PT continue PT, tal como foi fundado e construído. Todos devem continuar a ter direito a se expressar, o PT deve continuar a ser um partido onde se respeita a democracia,por mais que nos falte inumeras vezes a apciencia dada a tanta hipocrisia ou a profissionalizaçao de cargos e militantes do Partido. Creio, queremos um partido cuja vida política se organiza nos núcleos e diretórios. Um partido fundado como “partido sem patrões” e que no seu Manifesto de Fundação dizia: “o PT pretende chegar ao governo e à direção do Estado para realizar uma política democrática, do ponto de vista dos trabalhadores, tanto no plano econômico quanto no plano social.Chegou a hora de resgatar o nosso partido sobre essa base!

Desculpem o desabafo, a passionalidade ...Mas isto devido relembrar à época ,2003, o processo de cisões e agora ,daí o motivo de postar isto,dada a conversa em que companheiros Ladvocat Cintra e Barbosa esboçaram o quanto dos rumos e perspectivas a partir deste III Congresso.

Não queremos viver com uma espada sobre a cabeça de cada militante do PT, até terminar com a liberdade de expressão e de debate no partido. Recusamos a falsa alternativa de abaixar as bandeiras ou abandonar o partido. Até mesmo porque “partido é partido, e governo é governo.E tal como naquele Manifesto a ideia de a todos petistas, qualquer que seja sua sensibilidade ou corrente, a constituir um amplo movimento pelo RESGATE DO PT, com uma autocritica mais apurada, com o olhar as bases ,de tornar à esta ,pertence-la e assim compreenderem suas falas e anseios por respostas.

Sem comentários: