terça-feira, dezembro 16, 2008

Sobre a Lei de Cotas nas Universidades I

Este Nucleo da PUC e o Nucleo Sao Pedro ,em Jacarepagua, tem historica militancia ligada a luta dos prés vestibulares comunitários, bem como, por seguinte, no apoio a luta pela aprovaçao do projeto de lei favoravel a implementação das leis de cotas etnicas e sociais em todas as universidades publicas do pais.

Tal de tema, de relevancia e por assim polemico tem criado debates sobre a 'discriminação positiva' e a luta por uma isonomia nesta sociedade pretensamente democratica. Que negros e pobres sao os mais discriminados, encontram maiores dificuldades ao acesso a educaçao e trabalho, constituem os fatos para tal longa marcha pela aprovaçao desta lei. Porém, uma vez mais nossos parlamentares embarreram a mesma. Desta vez por falta de quorum.

Segue a materia :

http://oglobo.%20globo.com/%20educacao/%20mat/2008/%2012/15/divergenci%20as-falta-%20de-quorum-%20adiam-audiencia-%20sobre-cotas-%20nas-universidade%20s-587299661.%20asp

Cotas raciais e sociais
Divergências e falta de quórum adiam audiência sobre cotas nas universidades
Publicada em 15/12/2008 -Agência Senado

O projeto prevê subdivisões da percentagem das vagas destinadas a alunos das escolas públicas de ensino médio. Desse total, uma parte se destinaria a alunos cuja renda per capita familiar não seja maior que 1,5 salários mínimos, e outra parte aos alunos que se autodeclarem negros, pardos e indígenas, de acordo com o percentual estadual apurado pelo Censo do IBGE de 2000

Criticando os criticos à lei e a falta de quorum,a relatora da matéria na CCJ, senadora Serys Silhessarenko (PT-MT), disse que, do seu ponto de vista, o texto do projeto está claro e que a questão é política. Para ela, o projeto está tramitando no Congresso Nacional há quase dez anos porque "muitos não querem que a lei seja aprovada". Serys ressaltou que os pobres, os negros, os índios e os pardos não têm chance de chegar à universidade pública.

"A elite brasileira nunca se empenhou para que a escola pública fosse boa para todos" -Cristovam Buarque -PDT

"Por que fazem isso em temas ligados aos negros e aos pobres? " - perguntou frei David (Educafro)

Sem comentários: